O Estudo Científico

Os testes moleculares oncológicos baseados em sequenciamento de nova geração (NGS) possibilitam a caracterização do perfil molecular tumoral, o que é fundamental para melhor guiar decisões terapêuticas na prática clínica. Isso ocorre porque algumas alterações encontradas podem indicar sensibilidade ou resistência a terapias denominadas dirigidas ou terapias-alvo.

Para ser efetivo, no entanto, os testes moleculares possuem pré-requisitos técnicos, como a quantidade mínima necessária de material biológico, uma vez que o material em questão é o próprio tumor. Particularmente para câncer de pulmão, frequentemente há pouco material disponível para análise. Dentre os laboratory-developed tests (LDT/Homebrew) atualmente fornecidos e bem consolidados no mercado, a tecnologia Oncomine da Thermo Fisher Scientific permite rendimento e aproveitamento adequados em amostras com baixa quantidade de material. 

É neste contexto que nasce o Projeto Tarsila. Trata-se de um estudo 100% brasileiro, comparativo e multicêntrico para caracterização do perfil molecular de amostras parafinadas utilizando sequenciamento alvo-direcionado de nova geração (NGS). Neste estudo será realizada uma comparação dos resultados dos principais laboratórios genômicos do Brasil, utilizando como base o teste Oncomine Focus Assay  da Thermo Fisher Scientific. 

O projeto Tarsila vai desenvolver um estudo científico na forma de um Ring Study. O AC Camargo Cancer Center, como coordenador do projeto, vai centralizar as amostras fornecidas pelos hospitais provedores. Em seguida as amostras randomizadas serão distribuídas entre os participantes para que sejam processadas de acordo com os protocolos estabelecidos. A Thermo Fisher Scientific, como apoiadora e patrocinadora do estudo, fornecerá suporte técnico constante, bem como os insumos necessários à realização do estudo, incluindo a análise dos dados.

Como resultados esperados pretendemos aferir a robustez do teste Oncomine na detecção de alterações moleculares em câncer de pulmão e avaliar a consistência dos resultados entre laboratórios especializados em testes genômicos de aplicação clínica. Os resultados serão comparados com os de outros testes moleculares prévios, sempre que disponíveis. Ao final, as conclusões do estudo serão publicadas em um evento científico virtual  e totalmente gratuito, ocasião em que promoveremos um debate aberto e necessário acerca do estado da arte dos testes moleculares brasileiros para oncologia de precisão.  

Entre em contato

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida. Risus commodo viverra